As folhas e seus mistérios

Por Lara Venturi e Celina Nascimento (Estudantes de Ciências Biológicas da UFRJ)

Meme criado por Lara Venturi e Celina Nascimento (estudantes de Ciências Biológicas da UFRJ)




O meme se refere a adaptações encontradas nas folhas das plantas que vivem em diferentes ambientes.

Plantas que vivem em ambientes salinos, como o mangue, possuem diversas adaptações, uma delas é a presença de glândulas de sal. Na epiderme das folhas dessas plantas, estão presentes pequenos tricomas glandulares, que são “pêlos” secretores microscópicos. Estes liberam para fora da folha um líquido com alta concentração de sódio e outros sais (água salgada) que estão em concentrações prejudiciais às plantas devido ao solo em que habitam e que precisam ser excretados.

As glândulas de sal, portanto, tendem a evitar o acúmulo excessivo de certos íons dentro da planta (como íons de sódio, potássio, manganês, cálcio, cloro, etc.), que em alta concentração prejudicam as células vegetais. Essas glândulas secretam o excesso de sal na forma de solução salina e são restritos a plantas de manguezais e restingas, onde a concentração de sódio e cloreto, pela proximidade do mar, é muito grande.

As plantas adaptadas a estas condições são chamadas de plantas halófitas (tolerantes a salinidade). Por isso, ao lamber uma folha de mangue ela possui sabor salgado!

Além dos tricomas glandulares que secretam sais, outros tipos de tricomas glandulares, em outras plantas não adaptadas ao ambiente salino, fazem a produção/liberação de substâncias irritantes ou repelentes para afastar os predadores, ou de substâncias aromáticas para atrair polinizadores, assim como de substâncias viscosas para imobilizar insetos (comum em plantas insetívoras), demonstrando muitas funções, muito específicas de acordo com a adaptação da espécie vegetal.

Comentários