Cegueira Botânica


Por Gustavo Marinho de Carvalho (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)

Meme criado por Gustavo Marinho de Carvalho (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ), com imagem adaptada de Ursos - foto de Konsta Punkka (Acesso em 3/12/2019).

Cegueira botânica -- um termo cunhado para descrever a falta de capacidade das pessoas, seja por falta de treino ou então de interesse, em perceber as plantas ao seu redor. A vida animal para grande parte das pessoas aparenta ter muito mais importância. Todavia, com o aumento da percepção acerca desse problema muito recorrente em nossa sociedade, essa realidade poderia ser modificada. A alteração no olhar das pessoas teria para as plantas consequências muito positivas uma vez que a partir do conhecimento elas poderiam ser percebidas para além de suas funções prestadas (como sombra para as ruas, alimento e vestimentas), como seres vivos e complexos, dignos de respeito como qualquer outro.
É necessária a atuação de cientistas e professores conscientizando a população e mostrando as belezas e curiosidades da vida vegetal para que nos aproximemos cada vez mais desse cenário almejado.
Você sabia por exemplo que as plantas vasculares, como as samambaias e as plantas com sementes, apresentam dentro de si células mortas, as do xilema, que participam da condução de água e sais para a planta, das pontas da raíz até o alto de suas copas? O transporte de água feito pelos elementos de vaso e as traqueídes (nome destas células mortas muito especiais do xilema) é de suma importância para o crescimento e manutenção das plantas, e ainda mais quando são muito grandes, como as palmeiras, carvalhos e os colossais baobás!

 Corte transversal de uma planta com crescimento secundário ("engrossamento de caule") explicitando os diversos tecidos que ocorrem em seu interior. O corte de um tronco mostra o xilema secundário (= madeira) de uma angiosperma (planta com flor), com muitos "buraquinhos" brancos: estes são os elementos de vaso, células mortas que conduzem água e sais minerais das raízes para as copas. Imagem retirada de: Infoescola - Meristema secundário (acesso em 3/12/2019).

Baobá, uma árvore popularmente conhecida como um exemplo clássico de árvore grande (porém a maior, em termos de volume se trata da sequoia-gigante). Para escala de tamanho, podem ser observadas pessoas na estrada em sua frente. Imagem retirada de: "Verde folha - Baobá" (acesso em 3/12/2019).

Comentários