Desenvolvimento do xilema primário


Por Evelyn Freitas Santiago (estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)
Por Evelyn Freitas Santiago (Estudante de Ciências Biológicas da UFRJ)

O xilema é o tecido da planta responsável pela condução da "seiva bruta", que é composta por água e sais minerais. Ele percorre todas as partes das plantas. Ou seja, sem ele, a água não chega até as partes mais altas da planta. Nesse tecido, quando a planta está ainda em crescimento primário (em altura), há dois tipos de elementos condutores: os do protoxilema e os do metaxilema.

Os elementos condutores de água e sais minerais do protoxilema se diferenciam primeiro e há a deposição precoce de parede secundária (a parede celular secundária é depositada entre a parede primária e a membrana plasmática, engrossando e tornando mais rígida a parede da célula vegetal). Além de conferir maior rigidez a algumas células, a presença de parede secundária com lignina barra o crescimento delas. Devido a isso, as células do protoxilema têm um diâmetro menor.

No metaxilema, as células condutoras se diferenciam depois, ou seja, a deposição das paredes secundárias ocorre mais tarde, possibilitando o aumento de tamanho das células antes da maturidade e com isso, elas possuem um diâmetro maior.

Como o protoxilema ocorre geralmente nas partes em alongamento nas plantas, como nas pontas dos caules e raízes, as células ao redor podem ou não ter completado seu desenvolvimento. Desta forma, como o alongamento dessas células vizinhas continua, isso acaba por “esticar” o elemento de protoxilema, podendo comprometer o funcionamento do mesmo.

Em algumas plantas, como as gramíneas, o protoxilema não é totalmente colapsado, mas cria-se o que se chama de lacuna do protoxilema, onde são observados espaços sem células. Veja nesta imagem um exemplo:


*Imagem publicada no instagram de Anatomia Vegetal – UFJ (Universidade Federal De Jataí).

 
Por isso, os elementos do metaxilema se diferenciam depois, podendo conduzir água e nutrientes minerais em regiões mais maduras da planta.


Dessa forma, o meme busca brincar com o fato de o protoxilema sofrer tanta pressão com crescimento das células ao redor que pode vir até se tornar não-funcional para planta.

Comentários