Partes da raiz


Por Guilherme Pestana Bondim e Castro (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)

Por Guilherme Pestana (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)


O meme acima diz respeito a um esquema de raiz ilustrando os seus componentes e subdivisões, como: coifa, zona de crescimento, zona pilífera e zona de ramificação. Respectivamente da ponta da raiz até a superfície do solo.

A coifa é uma espécie de capuz que protege a zona meristemática ou de divisões celulares, esta por sua vez sendo aquela onde células indiferenciadas vão adicionando novas células e fazendo com que a raiz cresça a partir desta adição. A coifa possui células mucilaginosas, que lubrifica a superfície da raiz diminuindo o atrito durante o crescimento.

A zona de crescimento ou alongamento, como o próprio nome já indica, é a região onde as novas células recém-produzidas se alongam, aumentando o comprimento da raiz.

Já a zona pilífera ou de diferenciação é onde cada célula se diferencia em sua função final. Por isso, é onde a raiz é capaz de realizar a absorção da água do solo e dos seus nutrientes, através de pelos radiculares absorventes, que são células epidérmicas da raiz, alongadas, que aumentam a superfície de absorção de água e sais minerais penetrando por entre as pequenas partículas do solo.

Finalmente, a zona de ramificação é onde as raízes são capazes de se ramificar a partir de “dentro”, quando células indiferenciadas (periciclo) de seu cilindro vascular começam a se dividir e produzir raízes laterais.
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/figuras/Morfofisiologia_vegetal/partesdaraiz.jpg
Regiões de uma raiz. Retirado de: Só Biologia - Partes da Raiz (Acesso em 05/12/2019).

O toque de humor é característico pela quebra de expectativa ao aluno ao ver o esquema da raiz e associar a figura ao desenho popular Pokémon, onde há diversos seres de formas diferentes (muitas vezes lembrando animais selvagens).

Comentários

Postar um comentário