Plantas alagadas vs. plantas de desertos


Por Stella Caroline Santos Ribeiro (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)

Meme proposto por Stella Ribeiro (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)




A vegetação pode ser classificada pela presença ou ausência de umidade. E as plantas xerófitas são classificadas dessa maneira pois são plantas que se desenvolvem em áreas secas (com escassez de água no solo), geralmente com presença de muita luz solar e temperaturas altas (ex: desertos, a caatinga, as restingas). Já as hidrófitas são plantas que vivem em locais com umidade, muita água e pouca luz, e podem ser plantas aquáticas e subaquáticas (ex: vivendo em rios, lagos, pântanos).

Falando de sua anatomia e morfologia, a planta hidrófita tem redução dos tecidos de sustentação e vasculares e apresentam grande espaços entre suas células. A absorção de nutrientes é feita pelas células que revestem os órgãos das plantas, as células da epiderme, que por isso apresenta uma cutícula e paredes celulares bem finas. Por isso, ocorre a entrada por difusão. Na epiderme de folhas flutuantes ainda há estruturas especiais, os hidropótios (glândulas que absorvem e eliminam sais).

As folhas submersas são bastante finas e altamente divididas; o mesofilo é reduzido a poucas camadas de células; os estômatos podem estar ausentes; normalmente não existe a diferença de parênquima paliçádico e esponjoso.

As xerófitas possuem folhas compactas, porém bem mais espessas que as hidrófitas. A redução da superfície externa geralmente é acompanhada de alterações na estrutura interna da folha, como a redução no tamanho das células e dos espaços entre elas. Elas têm ainda maior controle da perda de água por possuírem maior densidade dos estômatos e sistema vascular. A epiderme possui paredes celulares mais grossas e cutícula espessa (ao contrário das hidrófitas!), o que impede a perda de água pela evaporação. As folhas das xerofitas são geralmente espessas, com muito parênquima clorofiliano para aproveitar a luz ao máximo e realizar a fotossíntese. Muitos tricomas (pêlos) podem ocorrer também na epiderme, o que permite a reflexão dos raios solares. Algumas folhas ainda têm capacidade de se enrolar, e esta característica mantém os estômatos protegidos do calor excessivo, o que poderia levar a uma grande perda de água por transpiração.

O meme faz uma piada como se uma planta xerófita quisesse viver no ambiente onde se desenvolvem as hidrófitas e seus recursos, porém os recursos que desenvolvem suas características de ser uma planta xerófita a pega de volta pois é o ambiente ao qual ela está adaptada. 


Comentários