Que sol é esse, vou dessecar!

Por Victor Kneipp (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)  

Meme criado por Victor Kneipp (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)



Esse "meme" aborda algumas características e adaptações de determinadas plantas para sobreviver em ambientes com situações mais adversas. Nesse caso, plantas xerófitas são plantas que estão adaptadas a viver em ambientes secos e com baixa disponibilidade de água, como por exemplo as cactáceas em ambientes desérticos. Durante o tempo, ocorreu a pressão seletiva de algumas características que permitiram essas plantas à especialização em tais condições, por exemplo: a diminuição da razão superfície/ volume nas folhas, ou seja, suas folhas são mais densas e possuem menor área. Isso faz com que o sol bata em uma menor superfície da folha, o que evita que ela esquente muito e perca toda a sua água em forma de vapor. Em outras palavras, a área foliar passível de transpiração também é reduzida, resultando na diminuição da perda de vapor para o meio.

Além disso, outra característica comum em algumas plantas xerófitas é que suas folhas podem ser hipoestomáticas, ou seja, seus estômatos ocorrem exclusivamente na face abaxial (inferior) da folha. Os estômatos são estruturas formadas por duas células da epiderme da folha, que se movem, “abrindo” a superfície da folha para que entre mais gás carbônico, essencial para a fotossíntese. Se os estômatos estivessem na face adaxial (superior) da folha de uma xerófita, muita água iria evaporar pela transpiração. Por isso, muitas xerófitas possuem estômatos apenas na parte inferior, onde muito menos vapor d’água pode ser perdido quando o estômato se abre.

Um estômato fechado visto em microscópio eletrônico de varredura. Os estômatos se abrem para captar CO2 da atmosfera, produzindo açúcares através da fotossíntese. Contudo, o estômato aberto também perde água, por isso a planta deve controlar bem sua abertura para não perder toda a sua água, murchar e ressecar. Retirado de: Estômato - Wikipédia

Comentários