Que tipo de traqueíde é esta?

Por Arthur Fortunato Rocha (Estudante de Ciências Biológicas da UFRJ)

 
Por Arthur Fortunato Rocha (Estudante de Ciências Biológicas da UFRJ)



Nas gimnospermas e angiospermas, há, na parte mais interna dos troncos, o que chamamos de madeira, que é a estrutura de sustentação e condução principal da planta em estágio arbóreo, possuindo, portanto, elementos condutores e de sustentação. 

O xilema secundário é o que chamamos de madeira em plantas lenhosas, no xilema secundário há elementos condutores diferentes dependendo se é uma angiosperma ou gimnosperma. 

Em gimnospermas, como araucárias e pinheiros, as células responsáveis por conduzir a seiva bruta do xilema e pela sustentação são as traqueídes. Estas são células cilíndricas imperfuradas, porém com pontoações, para a passagem de água, nas paredes rígidas graças à lignina. Estas células só conduzem bem a "seiva bruta" porque são mortas quando maduras, permitindo a passagem de água por onde estaria seu citoplasma. 

Em angiospermas, como o ipê e a amendoeira, as principais células condutoras são os elementos de vaso, que também são mortos na maturidade e com paredes lignificadas, porém são mais largos, perfurados nas extremidades, por onde a seiva bruta sobe da raiz às folhas com muito mais eficiência.

Elementos de vaso, que são células condutoras do xilema de angiospermas: são calibrosas, mortas (sem citoplasma) e perfuradas na extremidade. Na figura de cima, imagem tridimensional da madeira (xilema secundário), além de fibras (células finas), os vasos com vários elementos empilhados (são os poros grossos). Abaixo, corte transversal da madeira, apresentando elementos de vaso bem grandes (estação com maior disponibilidade de água) e menores (abaixo, produzidos na estação seca), em meio às fibras da madeira. Imagem de Wikipedia.

Comentários