A reprodução nas plantas

Por Leticia Trajano dos Santos e Fernanda Menescal (Estudantes de Ciências Biológicas - UFRJ)

Por Leticia Trajano dos Santos e Fernanda Menescal (Estudantes de Ciências Biológicas - UFRJ)


Você já pensou no porquê de as abelhas serem consideradas tão importantes para a manutenção da produção vegetal no mundo? E por isso é muito grave que elas estejam sumindo?

A flor é uma estrutura responsável pela reprodução sexuada das plantas angiospermas.

É por meio da reprodução que novas plantas são originadas, assegurando a manutenção dos ecossistemas.

A função primordial das flores é a formação de megásporos e micrósporos, esporos especiais que se transformam, formando os gametas femininos e masculinos ainda dentro deles. O micrósporo se transforma em grão-de-pólen, com os gametas masculinos. O gameta masculino é levado dentro de um grão-de-pólen por um polinizador (pode ser uma abelha, um beija-flor ou um morcego), que vai cair no gineceu de outra flor fecundando o gameta feminino. Gineceu é o nome dado ao conjunto de carpelos de uma flor. Os carpelos, por sua vez, são a parte da flor na qual estão localizados os óvulos, os quais contêm o gametófito feminino (saco embrionário), que produz o gameta feminino (oosfera).

Daí, se formam as sementes, que possuem uma pequena nova planta (o embrião) e reservas, garantindo energia para o crescimento das novas plantinhas.

Olhando assim, nem percebemos que as flores são formadas por folhas modificadas, geralmente de cores atrativas e formatos diferenciados para atrair seus polinizadores (insetos, aves, pequenos mamíferos ou ação do vento). Estes polinizadores, ao buscarem alimento na flor, carregam os grãos de pólen dos estames (onde é produzido o grão-de-pólen) de uma flor até o gineceu da outra, favorecendo então a reprodução sexuada nas flores!

O ovário, que protege os óvulos (futuras sementes), se modificará em fruto, facilitando a dispersão das sementes por animais, pela água, pelo vento.... Dependendo do tipo de fruto (que pode ser uma vagem, um tomate, ou um carrapicho).

Por isso, sem abelhas, não teremos alimentos, pois a polinização é essencial para a produção de frutos e sementes nas plantas.

Comentários