Parede celular e as comunicações entre células

Por Clarice Saldanha Guimarães Martinez e Vitória Lopes Magalhães Fidelis (Estudantes de Ciências Biológicas - UFRJ)


Por Clarice Saldanha e Vitória Fidelis
Meme criado por Clarice Saldanha Guimarães Martinez e Vitória Lopes Magalhães Fidelis (Estudantes de Ciências Biológicas - UFRJ)
Apesar de estarem paradas, as plantas, para sobreviverem, precisam de uma intensa comunicação interna, com o movimento de diversos solutos, íons e hormônios entre as suas células. Essa comunicação intercelular é exercida por plasmodesmos, que são formados entre células-irmãs durante a citocinese. 
O que acontece é que as paredes se formam, deixando porções do retículo endoplasmático na região da divisão, de forma que a parede celular secundária não é depositada sobre a porção de retículo que liga uma célula a outra. O retículo endoplasmático "preso" no meio da parede celular é chamado de desmotúbulo, e é ele que permite a comunicação com a outra célula, já que ele está situado entre elas. Sem essas comunicações entre as células, a difusão pela parede celular e pela membrana celular demoraria muito mais, impedindo com que os vegetais adquirissem grandes tamanhos e maior complexidade. As células mais distantes dos feixes vasculares não receberiam os produtos da fotossíntese, hormônios e outras substâncias necessárias para a sua sobrevivência.

Comentários