Altura e Largura das Plantas

Por Juliana Felix e Luysa Eduarda A. Veloso (Estudantes de Ciências Biológicas - UFRJ)




Por Juliana Felix e Luysa Eduarda Veloso (Estudantes de Ciências Biológicas da UFRJ)

Na Charge podemos identificar um diálogo entre o Sr. Barriga e o Professor Girafales onde eles falam sobre o crescimento primário e o crescimento secundário. Mas o que é crescimento primário e crescimento secundário?

O crescimento primário consiste na formação dos tecidos primários, mais jovens, estando diretamente envolvido com o crescimento longitudinal da planta. Ocorre no ápice dos ramos e nas pontas das raízes, sendo o meristema apical o precursor do crescimento em altura. Esse tecido promove o crescimento a partir de divisões celulares, produzindo de novas células-filhas nos ápices, que vão sendo adicionadas como pequenos “tijolinhos” ao caule e à raiz. Estas células se alongam e se diferenciam ainda muito próximas ao ápice do caule e da raiz.

Já o crescimento secundário está relacionado com os meristemas laterais que são responsáveis pelo crescimento em espessura da planta. Este está relacionado ao engrossamento do caule e da raiz, formando a madeira e a casca dos arbustos e árvores. A madeira é composta de xilema, tecido condutor, com células capazes de conduzir água e sais minerais da raiz às folhas. Além disso, outras células da madeira armazenam substâncias e algumas outras, muito rígidas e longas (as fibras), são importantes na sustentação que o caule e a raiz promovem, elevando as folhas e flores da árvore. (Veja também nestes memes: xilema secundário de carvalho japonês e Que tipo de traqueíde é esta?)

Outro tecido condutor, o floema, está associado ao xilema participando da condução de água, açúcares e outros sinalizadores das plantas vasculares. O floema secundário, formado pelo crescimento secundário, está presente na parte interna da casca das árvores.

Além disso, ocorre no crescimento secundário a produção de tecidos de revestimento que substituem a epiderme dos caules e raízes jovens, pela casca externa (a periderme).

Por meio disso podemos entender um pouco mais sobre como esses crescimentos são tão importantes para uma planta de uma maneira mais simples. Então se você gostou e se interessa em saber mais sobre o tema nos procure e iremos tirar as suas dúvidas.

Vale ressaltar que o crescimento primário nas árvores continua nos ápices dos ramos e raízes, mesmo com a presença de crescimento secundário nas partes mais velhas destes órgãos. As plantas não são incríveis?!!

A equipe da página Memes botânicos agradece a sua visita <3

Comentários