Plantas hidrófitas


Por Gilson Ely Leite Filho (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ)


Meme criado por Gilson Ely Leite Filho (Estudante de Ciências Biológicas - UFRJ).
Plantas hidrófitas são aquelas que vivem parcialmente ou totalmente submersas na água. Elas estão adaptadas a viver neste tipo de ambiente. As plantas hidrófitas, portanto, imersas em água, não necessitam de uma cutícula tão espessa, que é uma camada hidrofóbica que impede a perda excessiva de água da folha, em plantas que não estão em locais alagados. Já nas plantas submersas, a folha já tem água o suficiente no ambiente em seu entorno.

Aerênquima: é um tecido parenquimatoso, constituido por grandes espaços intercelulares, formando grandes cavidades no interior da planta preenchidas de ar. Devido a essa constituição o corpo da planta fica mais leve, o que favorece sua flutuação para as plantas plantas aquáticas flutuantes e sustentação de suas raízes no substrato nas submersas. Além disso, possuem a possibilidade da chegada de oxigênio e a retirada de gás carbônico das partes vegetais submersas. (Fonte: Wikipedia)

Plantas flutuantes são epiestomáticas, ou seja, possui estômatos que estão presentes somente na face superior de plantas flutuantes, o que permite a entrada de gases difundidos da atmosfera. No entanto, as plantas submersas possuem ausência de estômatos, pois a difusão de gases é mais eficiente no líquido e não há necessidade de controle da transpiração. Ademais, veja este meme para saber mais sobre os estômatos: Que sol é esse? Vou dessecar!

Comentários